Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
13° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 20° C

Vista Alegre Atlantis despede dezenas de precários em Alcobaça

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A plataforma despedimentos.pt denunciou o plano de despedimento da Vista Alegre Atlantis, que até ao fim deste ano irá dispensar um total de 50 trabalhadores.

A plataforma de recolha de denúncias de abusos laborais despedimentos.pt afirma ter recebido denúncias sobre as intenções da administração da Atlantis, em Alcobaça, que “avançou para o despedimento dos trabalhadores e das trabalhadoras com contrato a termo”.

As denúncias relatam que todos os funcionários que estão a acabar o primeiro contrato e os que estão a fazer três anos de casa foram chamados ao departamento de recursos humanos, onde receberam a comunicação verbal de que os contratos não iriam ser renovados. Estão previstos 30 despedimentos até ao mês de agosto e um total de 50 até ao fim do ano.

Segundo a plataforma, depois da imposição de três semanas de férias forçadas, ainda durante o mês de março, a administração da empresa comunicou aos trabalhadores e assumiu na comunicação social que não iria despedir ninguém, tendo declarado que contava com o empenho de todos os funcionários para o futuro da empresa e a preservação dos postos de trabalho.

Em abril, acionou o mecanismo de lay off, numa decisão em que o Grupo Vista Alegre anunciou que a medida incluiu uma parte dos trabalhadores da unidade de Ílhavo e da Atlantis em Alcobaça.

“À semelhança do que tem vindo a acontecer em várias situações ao longo dos últimos meses, após beneficiar de apoios públicos para manter postos de trabalho e ultrapassar as dificuldades que resultam da crise sanitária, a administração da Atlantis descarta os trabalhadores precários e deixa estas dezenas de pessoas numa situação de grande vulnerabilidade”, refere a Plataforma.

A unidade industrial faz parte do grupo Vista Alegre Atlantis desde 2001, tratando-se do maior grupo nacional na área da produção de louça de mesa.

A imposição de férias sem acordo aconteceu, também, na fábrica da Vista Alegre em Ílhavo e na Cerutil, uma empresa que integra o universo Vista Alegre Atlantis desde 2018.

Por sua vez, o Vista Alegre Atlantis é detido, desde 2019, pelo Grupo Visabeira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca