Iniciadas no passado mês de outubro no Externato da Benedita, as ações prosseguiram nesta pausa letiva no Agrupamento de São Martinho do Porto, no Centro Escolar da Benedita e na EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister. Até ao momento foram realizadas 6 sessões envolvendo 134 Assistentes Operacionais. Estão já agendadas várias sessões para o Agrupamento de Cister. Num ambiente de permanente reflexão, o objetivo destas ações centrou-se nas seguintes problemáticas: o clima escolar; o papel do pessoal não docente na construção de uma cultura escolar (competências pessoais e sociais); relações interpessoais e a importância da mediação de conflitos; a importância da sinalização; gestão operacional dos intervalos: técnicas de intervenção.
O intervalo entre as aulas representa um aspeto fundamental na rotina escolar. É o espaço-tempo que convida à exploração de diferentes percursos e à aprendizagem sobre relações grupais. A convivência entre alunos, durante esse tempo livre, é um bom barómetro para avaliar o clima escolar, sendo a intervenção destes profissionais fundamental para que situações menos convenientes não se agudizem. A opinião geral foi bastante positiva. Para melhorar o clima escolar é imperativo que todos os profissionais – entre eles, os Assistentes Operacionais – estejam munidos das ferramentas necessárias e de uma atitude cada vez mais assertiva.
O CAJ – Fora de Portas é uma iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens da Câmara Municipal de Alcobaça que consiste na realização de oficinas temáticas junto das escolas do concelho de Alcobaça.
0 Comentários