Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Neta de Nazareno apresenta projeto para fazer ligação artística entre Nova Iorque, Toronto e Lisboa.

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma luso-canadiana vai apresentar nos Estados Unidos "I Am My Art", um projeto que pretende ser a plataforma para dar uma "maior visibilidade aos artistas", fazendo a ligação artística entre Nova Iorque, Toronto e Lisboa.

Vanessa Barbosa, de 25 anos, estilista de moda e empresária na área da arte, natural de Toronto, vai dar a conhecer o seu projeto “I Am MY Art”, e também apresentará uma curta-metragem de três minutos, no dia 10 de maio, em Nova Iorque, numa “forma abstrata de defender o conceito de designar sobre arte”.

“Trata-se de uma plataforma internacional que promove uma relação de transparência entre o artista e o público”, começou por explicar à agência Lusa a artista natural de Leamington, no Ontário.

A lusodescendente, neta de nazareno Adriano Codinha, e filha de Isabel e Jorge Barbosa (de Leamington) disse que pretende que os espectadores sintam que “estão além de cada peça artística com que interagem, sendo a sua própria tela”.

“Procuro inspirar novos e artistas emergentes ao mostrar o trabalho paralelamente deles próprios. Eles podem expressar as grandes paixões e peças de trabalho através da própria interpretação. I Am My Art (Eu Sou a Minha Arte) procura facilitar os artistas em várias disciplinas para empurrar os limites da expressão criativa através da experiência e da interação com eles próprios”, referiu.

O projeto não irá promover apenas artistas de Toronto, Nova Iorque e de Portugal, mas também beneficiará a Fundação Nacional das Artes (NEA – National Endowment of the Arts), entidade que trabalha com mias de 20 outras agências federais, estatais e governos locais.

A NEA trabalha ainda com agências de arte regionais e estatais, operando também com o setor privado e com associações não lucrativas, em projetos que vão dar a oportunidade aos artistas de experimentarem programas de arte com qualidade.

“O nosso objetivo é tornar este evento anual numa presença duradoura no mundo criativo, em que os artistas me podem ver como a curadora da companhia e dos eventos. Os músicos têm editoras, e os atores agentes, e os artistas podem chegar até mim e dizem-me como querem o seu trabalho interpretado, e eu ajudo-os a concretizá-lo”, disse Vanessa Barbosa.

A lusodescendente, formada na Universidade de Central Saint Martins em Londres, Inglaterra, e também na Universidade de Parsons New School of Design de Nova Iorque, já trabalhou com nomes no ramo da moda como Giorgio Armani e Oscar de la Renta, e esteve a residir nos últimos cinco anos em Nova Iorque.

A estilista pretende “inspirar outros artistas”, passando uma imagem das diferentes “áreas da arte” e procurando a inspiração nos sentimentos ou em manifestações artísticas como o fado.

Vanessa Barbosa, além de dar a conhecer a sua empresa, apresentará uma curta-metragem sobre a “sua perspetiva enquanto estilista de moda” e no local da exibição haverá um espaço interativo com a presença de diversos artistas ligados à música, pintura, fotografia e poesia.

Fonte:Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...