Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 12° C

Neta de Nazareno apresenta projeto para fazer ligação artística entre Nova Iorque, Toronto e Lisboa.

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma luso-canadiana vai apresentar nos Estados Unidos "I Am My Art", um projeto que pretende ser a plataforma para dar uma "maior visibilidade aos artistas", fazendo a ligação artística entre Nova Iorque, Toronto e Lisboa.

Vanessa Barbosa, de 25 anos, estilista de moda e empresária na área da arte, natural de Toronto, vai dar a conhecer o seu projeto “I Am MY Art”, e também apresentará uma curta-metragem de três minutos, no dia 10 de maio, em Nova Iorque, numa “forma abstrata de defender o conceito de designar sobre arte”.

“Trata-se de uma plataforma internacional que promove uma relação de transparência entre o artista e o público”, começou por explicar à agência Lusa a artista natural de Leamington, no Ontário.

A lusodescendente, neta de nazareno Adriano Codinha, e filha de Isabel e Jorge Barbosa (de Leamington) disse que pretende que os espectadores sintam que “estão além de cada peça artística com que interagem, sendo a sua própria tela”.

“Procuro inspirar novos e artistas emergentes ao mostrar o trabalho paralelamente deles próprios. Eles podem expressar as grandes paixões e peças de trabalho através da própria interpretação. I Am My Art (Eu Sou a Minha Arte) procura facilitar os artistas em várias disciplinas para empurrar os limites da expressão criativa através da experiência e da interação com eles próprios”, referiu.

O projeto não irá promover apenas artistas de Toronto, Nova Iorque e de Portugal, mas também beneficiará a Fundação Nacional das Artes (NEA – National Endowment of the Arts), entidade que trabalha com mias de 20 outras agências federais, estatais e governos locais.

A NEA trabalha ainda com agências de arte regionais e estatais, operando também com o setor privado e com associações não lucrativas, em projetos que vão dar a oportunidade aos artistas de experimentarem programas de arte com qualidade.

“O nosso objetivo é tornar este evento anual numa presença duradoura no mundo criativo, em que os artistas me podem ver como a curadora da companhia e dos eventos. Os músicos têm editoras, e os atores agentes, e os artistas podem chegar até mim e dizem-me como querem o seu trabalho interpretado, e eu ajudo-os a concretizá-lo”, disse Vanessa Barbosa.

A lusodescendente, formada na Universidade de Central Saint Martins em Londres, Inglaterra, e também na Universidade de Parsons New School of Design de Nova Iorque, já trabalhou com nomes no ramo da moda como Giorgio Armani e Oscar de la Renta, e esteve a residir nos últimos cinco anos em Nova Iorque.

A estilista pretende “inspirar outros artistas”, passando uma imagem das diferentes “áreas da arte” e procurando a inspiração nos sentimentos ou em manifestações artísticas como o fado.

Vanessa Barbosa, além de dar a conhecer a sua empresa, apresentará uma curta-metragem sobre a “sua perspetiva enquanto estilista de moda” e no local da exibição haverá um espaço interativo com a presença de diversos artistas ligados à música, pintura, fotografia e poesia.

Fonte:Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente

João Vidinha vence Emmy com “100 Foot Wave”

João Vidinha, natural da Nazaré, venceu um Emmy da Television Academy, com “100 Foot Wave: Chapter VI – Force Majeure”, na categoria “Outstanding Cinematography For A Nonfiction Program – 2023”. O nazareno, que passa muitas horas a recolher imagens na Praia do...

vidinha