Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Bombeiros Voluntários de Alcobaça comemoraram 126 anos de existência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça assinalaram no passado dia 1 de maio 126 anos de existência, o que os torna numa das associações humanitárias mais antigas do distrito de Leiria

“Comemoramos 126 anos de vida, com a bênção de 2 novos veículos, inauguramos um novo edifício, e 3 bombeiros foram agraciados”, disse Antero Campos, acerca das ações que marcaram o aniversário em 2014, acrescentando que “os bombeiros são o elo mais importante desta corrente de solidariedade. Sem os bombeiros Alcobaça seria mais pobre”.

Sobre o parque de viaturas, que continua a crescer, o presidente da Direção da Associação, frisou que “é a 18ª ambulância ao serviço da população. Estamos apetrechados dos meios suficientes para socorrer a população sempre que for necessário”.

O novo edifício inaugurado no passado dia 1 de maio, onde irá funcionar o Museu dos Bombeiros, foi realizado com fundos próprios da Associação. “Sócios, população e empresas tornaram possível este sonho da corporação. É intenção da direção que o piso superior seja colocado ao serviço da população. Disponibilizamo-nos para protocolar o seu usufruto, nomeadamente com a Câmara”, disse Antero Campos.

O espaço museológico será montado e idealizado ao longo do corrente ano, prevendo-se a sua inauguração a 1 de maio de 2015.

Por seu turno, o comandante da corporação, Mário Cerol, recordou o papel dos voluntários que compõem o corpo dos bombeiros de Alcobaça, afirmando que “vivem com dilemas profissionais, pessoas e familiares, mesmo assim têm um coração enorme para se entregarem a esta nobre causa, que é ser bombeiro voluntário em Portugal”.

Sobre o voluntariado, o comandante da corporação disse que “urge a criação de um estatuto social adequado, justo e que reconheça o trabalho desenvolvido por estes soldados da paz, pois se não o fizermos, qualquer dia eles não poderão olhar por nós”.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, destacou que a sua “homenagem aos homens e mulheres, que anonimamente, prestam o auxílio aos outros” e o papel da autarquia na colaboração com as quatro corporações existentes no concelho.

“A Câmara dá, mensalmente, 20 mil euros aos bombeiros, além de outras obrigações legais, seguros, responsabilidades com acidentes de viaturas, e subsídio extraordinários quando são solicitados. Estamos presentes. É nosso dever fazer esta despesa corrente, apesar das dificuldades”, frisou Paulo Inácio.

Para estas comemorações foi convidado o representante do Governo. João Pinho de Almeida, Secretário de Estado da Administração Interna, disse ser “uma honra e razão de agradecimento por esse contributo dado para uma causa local, que contribui para o engrandecimento do nosso país, porque é desta dedicação, ao nível local e funcionamento em comunidade, que se faz uma Nação e que se constrói um país”.

O Secretário de Estado frisou que “não há governo nenhum que consiga, centralmente, resolver problemas e governar um país se não houver ao nível local esta capacidade, que vale muito mais do que vale qualquer ação ao nível central”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina