Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
13° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Bombeiros Voluntários de Alcobaça comemoraram 126 anos de existência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça assinalaram no passado dia 1 de maio 126 anos de existência, o que os torna numa das associações humanitárias mais antigas do distrito de Leiria

“Comemoramos 126 anos de vida, com a bênção de 2 novos veículos, inauguramos um novo edifício, e 3 bombeiros foram agraciados”, disse Antero Campos, acerca das ações que marcaram o aniversário em 2014, acrescentando que “os bombeiros são o elo mais importante desta corrente de solidariedade. Sem os bombeiros Alcobaça seria mais pobre”.

Sobre o parque de viaturas, que continua a crescer, o presidente da Direção da Associação, frisou que “é a 18ª ambulância ao serviço da população. Estamos apetrechados dos meios suficientes para socorrer a população sempre que for necessário”.

O novo edifício inaugurado no passado dia 1 de maio, onde irá funcionar o Museu dos Bombeiros, foi realizado com fundos próprios da Associação. “Sócios, população e empresas tornaram possível este sonho da corporação. É intenção da direção que o piso superior seja colocado ao serviço da população. Disponibilizamo-nos para protocolar o seu usufruto, nomeadamente com a Câmara”, disse Antero Campos.

O espaço museológico será montado e idealizado ao longo do corrente ano, prevendo-se a sua inauguração a 1 de maio de 2015.

Por seu turno, o comandante da corporação, Mário Cerol, recordou o papel dos voluntários que compõem o corpo dos bombeiros de Alcobaça, afirmando que “vivem com dilemas profissionais, pessoas e familiares, mesmo assim têm um coração enorme para se entregarem a esta nobre causa, que é ser bombeiro voluntário em Portugal”.

Sobre o voluntariado, o comandante da corporação disse que “urge a criação de um estatuto social adequado, justo e que reconheça o trabalho desenvolvido por estes soldados da paz, pois se não o fizermos, qualquer dia eles não poderão olhar por nós”.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, destacou que a sua “homenagem aos homens e mulheres, que anonimamente, prestam o auxílio aos outros” e o papel da autarquia na colaboração com as quatro corporações existentes no concelho.

“A Câmara dá, mensalmente, 20 mil euros aos bombeiros, além de outras obrigações legais, seguros, responsabilidades com acidentes de viaturas, e subsídio extraordinários quando são solicitados. Estamos presentes. É nosso dever fazer esta despesa corrente, apesar das dificuldades”, frisou Paulo Inácio.

Para estas comemorações foi convidado o representante do Governo. João Pinho de Almeida, Secretário de Estado da Administração Interna, disse ser “uma honra e razão de agradecimento por esse contributo dado para uma causa local, que contribui para o engrandecimento do nosso país, porque é desta dedicação, ao nível local e funcionamento em comunidade, que se faz uma Nação e que se constrói um país”.

O Secretário de Estado frisou que “não há governo nenhum que consiga, centralmente, resolver problemas e governar um país se não houver ao nível local esta capacidade, que vale muito mais do que vale qualquer ação ao nível central”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval

Despiste aparatoso junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão

Uma mulher de 37 anos sofreu ferimentos ligeiros após uma queda aparatosa do veículo que conduzia, ao princípio da manhã do passado dia 19, na ravina junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão. O despiste aconteceu entre as seis e meia e as sete da manhã, numa...

despistepousada