Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 17° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C

XV Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais atraiu milhares ao Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça foi, durante quatro dias, a capital da doçaria conventual, com a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que voltou a atrair milhares de pessoas, vindas de todo o país.

Mais de 30 participantes nacionais e internacionais, entre as quais as representações da doçaria dos conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), mosteiros de Espanha, França (abadias da Bretanha e Normandia), Bélgica e Brasil, assim como a novidade da presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal estiveram presentes nesta edição, que se decorreu no Claustro do Rachadouro, de 14 a 17 de novembro.

Foi uma oportunidade única para encontrar Monjas e Monges Cistercienses (Portugal / Rio Caldo – Terras de Bouro e Espanha / Oseira), que ali se instalaram a 16 de julho de 2005, depois de terem passado 18 meses com as Beneditinas de Roriz, enquanto o seu espaço ficava pronto para as receber.

Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer novos espaços do Mosteiro, como o Claustro do Rachadouro, habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca.

Este foi o espaço escolhido, este ano, para receber a Mostra, devido ao facto das salas onde nos últimos anos decorreu o evento estarem a sofrer obras de reabilitação e restauro.

A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra.

Como é tradição, antes do evento, realizou-se o Concurso de Doces e Licores Conventuais, tendo as “Cornucópias” da Pastelaria Alcoa vencido o desafio, ganhando o prémio de Melhor Doce do Concurso de Doces e Licores Conventuais.

O júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, ao Pão-de-Ló da Casa Pão-de-Ló Flor-de-Liz, de Ovar, e ao Pecado do Céu, do Restaurante António Padeiro, de Alcobaça. O prémio de Melhor Licor foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga, de Santo Tirso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro

TGV em Alcobaça poderá demolir mais de 40 habitações

A futura Linha de Alta Velocidade (TGV) irá impactar seis freguesias do concelho de Alcobaça, e a CFM está a ouvir os respetivos presidentes de junta para conhecer as suas opiniões e as preocupações dos fregueses. O presidente da Junta de Freguesia de Turquel, José...

TGV