Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Secretário de Estado do Desporto e Juventude destaca importância do desporto para a economia na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, deslocou-se no dia 9 de julho à Praia da Nazaré para assistir ao batismo de surf e bodyboard da Escola surf “Zon North Canyon Kids”realizado por Garrett McNamara, um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do mundo; à assinatura do protocolo de cooperação entre a Nazaré Qualifica e a ZON, e visitar o Centro de Alto de Rendimento de Surf da Nazaré, em construção, nas imediações da Praia do Norte, no Sítio da Nazaré.

O governante disse, na Praia da Nazaré, que está “empenhado em internacionalizar os equipamentos desportivos e a economia portuguesa através do desporto”, e elogiou a iniciativa da Nazaré, através desta Escola de Surf e do desporto, para a “inclusão social”.

A Escola de Surf “Zon North Canyon Kids” tem um caráter social e resulta de uma parceria do Município, Nazaré Qualifica e Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, com o patrocínio da Zon.

Dirigidas essencialmente a crianças desfavorecidas e a indivíduos portadores de deficiência, no âmbito de parceiras estabelecidas com várias CERCIS, como a CERCINA, as aulas de surf visam a integração social destas crianças e jovens, igual oportunidade de acesso a este desporto, bem como o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade no lazer.

Sobre o Car Surf da Nazaré, um dos quatro, no país, vocacionados para modalidades ligadas ao mar (Nazaré, Peniche, Aveiro e Viana do Castelo), Emílio Guerreiro, afirmou que “são muito importantes na operacionalização e na internacionalização da economia portuguesa”, adiantando que “no próximo Quadro Comunitário de Apoios haverá uma linha específica de apoios dirigidos à internacionalização dos Centros de Alto Rendimento. Temos infraestruturas, temos que as potencializar”.

“O desporto é um fator económico de muita importância”, rematou.

A missão de exploração do mar da Nazaré por Garrett McNamara começou em 2010 e irá prolongar-se, no âmbito do protocolo assinado, hoje, entre a Empresa Municipal Nazaré Qualifica e a Zon Multimédia.

Este protocolo de colaboração tem por fim “implementar aulas de surf e bodyboard gratuitas e de carácter social, durante o verão de 2013, dirigidas a crianças e jovens em idade escolar e pessoas portadoras de deficiência; implementar o projeto Zon North Canyon Garrett and Friends, em outubro e novembro de 2013, com a produção de uma série audiovisual composta por seis episódios sobre o projeto; desenvolver e implementar cursos de Tow-in, Resgate e Salvamento com mota de água e de sobrevivência; e desenvolver e implementar novos eventos de promoção nacional e internacional, relacionados com o desporto de mar”, explicou Miguel Sousinha, presidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica.

Já Garrett McNamara disse que a Nazaré “é especial”, uma “paixão” que tem vindo a transmitir aos amigos, “alguns dos maiores surfistas da atualidade de ondas grandes”, que tem convidado a conhecerem as ondas da praia do Norte, assim como a hospitalidade da vila.

Por sua vez, Jorge Barroso, destacou o “importante retorno da visibilidade” conferida por Garrett McNamara às potencialidades do mar da Nazaré e da terra, mas também do país.

“É um retorno para a Região e para o país, divulgando o país como um destino turístico e um destino de Surf”, afirmou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal