Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
EU PESCADOR ME CONFESSO

O Silêncio dos culpados

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ainda bem que a Presidência da República está atenta e detectou a troca do “da” pelo “de”. Precisamente agora que se põem em causa as candidaturas de Fernando Seara a Lisboa e Luís Filipe Menezes ao Porto. Por isso, abençoada seja e que nunca lhe falte a argúcia e a perspicácia para estas descobertas.

Por outro lado, fico feliz – e o povo português também deve ficar, presumo – pelo facto da Presidência ter quebrado o seu silêncio de meses com este coelho tirado da cartola. Porque este fim do “blackout” significa que a Presidência, para além de estar atenta e ter sentido de oportunidade, não tem assuntos importantes sobre os quais se deva pronunciar. O que é um motivo de satisfação e orgulho para todos nós.

Também é notável o longo silêncio do Tribunal Constitucional, sobre a fiscalização sucessiva do Orçamento de Estado. Suponho que, a tão distendida meditação, deve corresponder um parecer altamente fundamentado sobre “as mil e uma maneiras de cozinhar um logro”. Ao excesso de zelo de uns contrapõe-se a falta de zelo de outros.

Simultaneamente, interrogo-me sobre o que irá dizer o TC sobre as dúvidas que lhe foram colocadas a respeito da manifesta inconstitucionalidade de algumas medidas contidas no OE? Será que a vai reconhecer e adiar as consequências, como fez anteriormente? Será que vai tomar novamente uma decisão política em lugar de uma decisão técnica, que é aquilo que lhe é pedido? Ou será que se vai continuar a esconder por detrás dos superiores interesses do país, para justificar uma ilegalidade?

Tenho esperança que, quando esta crónica for publicada, o enigma já esteja esclarecido. Até lá tudo o que se possa adiantar são apenas meras especulações e pressentimentos.

Com a resignação do Papa Bento XVI também se criou um novo silêncio que, no fundo, é o acumular de muitos silêncios. Silêncios de décadas que foram agora reunidos no relatório “Vatileaks”, elaborado por 3 cardeais do Vaticano. Relatório cuja divulgação este Papa decidiu uma vez mais impedir, votando ao silêncio o seu conteúdo integral.

Já quando presidia à Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, o então cardeal Joseph Ratzinger, silenciou e encobriu diversos crimes de abuso sexual de menores. Então como agora, tudo foi feito em nome da “salvação da Santa Madre Igreja”. E, sob esse pretexto, comprou-se o silêncio das vítimas e condenou-se ao silêncio os opositores, nomeadamente os representantes da Igreja herdeira do Concílio Vaticano II.

Para mim, que não sou católico, tudo isto me inquieta e ofende. Principalmente pelo que estes actos de ocultação representam em termos de impunidade e imoralidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos