Cento e sessenta alunos, 30 professores e um plano curricular com 26 disciplinas, são alguns dos principais números da Universidade Sénior da Nazaré, que formalizou a sua abertura no passado dia 30. A sessão solene decorreu no Cine-Teatro da Nazaré, em verdadeiro clima de festa.
A funcionar desde Janeiro, a Universidade Sénior da Nazaré nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré, a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) e o Modelo, com o objectivo de proporcionar uma alternativa de ocupação aos munícipes com idade superior a 50 anos, após o término da sua vida profissional activa.O rápido crescimento da Universidade Sénior da Nazaré foi destacado pela vice-presidente da RUTIS, referindo que «a adesão verificada surpreendeu toda a gente». Segundo Dulce Mota, «a Nazaré é hoje apontada como um exemplo, pois conseguiu um grande crescimento de alunos e disciplinas em tão pouco tempo».O sucesso da actividade das cem UTI’s (Universidades de Terceira Idade) existentes no País mostra, na opinião desta responsável, a sua importância «enquanto resposta social» às necessidades desta faixa etária.Para o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, o encontro de vontades das entidades promotoras foi largamente recompensado pela adesão dos cidadãos seniores do concelho. «Foram vocês que deram dinâmica a este projecto», salientou Jorge Barroso, dirigindo-se a uma plateia repleta de alunos entusiastas.Efectivamente, a sessão de abertura tornou-se um palco de demonstração de algumas das actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Os alunos de teatro apresentaram uma pequena peça de costumes, sob direcção da professora e actriz Antónia Terrinha, enquanto que as turmas de Ginástica Sénior e Dança puseram o público a bater o pé ao ritmo das músicas. No átrio do Cine-Teatro, esteve patente uma mostra de pintura, com trabalhos dos alunos de Artes Decorativas.Na ocasião, foi também apresentado publicamente o site da Universidade Sénior (www.usenior-nazare.com.pt), bem como os resultados de um inquérito aplicado a uma amostra de alunos, com o objectivo de identificar as suas principais características, interesses e motivações.
0 Comentários